sábado, 25 de junho de 2011

Bahia supera Atlético-PR em dia de protestos; Adilson Batista pede demissão




A crise do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Em jogo realizado na noite deste sábado, na Arena da Baixada, a equipe perdeu para o Bahia por 2 a 0 e deixou o campo sob fortes protestos da pequena torcida que enfrentou o frio de Curitiba para apoiar o time. O técnico Adilson Batista não aguentou a pressão e pediu demissão nos vestiários.


Em jogada individual, o volante Marcone abriu o marcador aos 20min do segundo tempo. Já no final da partida, Lulinha recebeu grande lançamento de Ricardinho e finalizou na saída do goleiro Márcio para colocar números finais ao encontro válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Irritada com o desempenho do time, a torcida passou a vaiar a equipe logo após o Bahia ter aberto o marcador e pediu a saída do técnico Adilson, fato que se concretizou após a partida. "Pensando no próprio bem do clube tomei a decisão. Conversei com o presidente (Marcos Malucelli) e estou saindo, deixando o Atlético-PR", afirmou o treinador.

Em 14 partidas como comandante do clube rubro-negro, Adilson conquistou quatro vitórias, quatro empates e perdeu seis vezes, com um aproveitamento de apenas 40%. A última vitória da equipe aconteceu no dia 30 de abril, sobre o Rio Branco de Paranaguá, ainda pelo Campeonato Paranaense.

Durante a semana, membros de uma torcida organizada já tinham invadido o CT do Caju para protestar contra o péssimo início de Brasileiro.

Com o triunfo, o Bahia se consolida de vez no meio da tabela do Brasileiro. Agora, a equipe soma oito pontos e está provisoriamente no nono lugar. Já o Atlético-PR continua sem vencer e com apenas um ponto. A equipe pode cair para a última posição se o Avaí não perder para o Fluminense no domingo.

As equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no meio da semana. Na quarta, o Bahia recebe o Corinthians, no Estádio do Pituaçu, às 21h50 (de Brasília). No dia seguinte, a equipe paranaense viaja até o Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, no Engenhão, às 21h (de Brasília).

Fonte: http://esportes.terra.com.br

O estado de saúde do Presidente Venezuelano Hugo Chávez é crítico, diz Jornal


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, internado em um hospital de Havana, em Cuba, atravessa um "quadro clínico crítico", noticiou nesta sexta-feira o site do jornal "El Nuevo Herald", publicação em espanhol que é editada em Miami, nos Estados Unidos.

A informação teria vindo de fontes da inteligência americana, que teriam falado sob condição de anonimato.

Elas não puderam confirmar se Chávez está sendo tratado de um câncer de próstata, versão que tem sido "sussurrada" cada vez com mais frequência entre altas esferas venezuelanas, diz a notícia.

"[Ele] se encontra em um estado crítico; não grave, mas crítico, complicado", afirmou uma das fontes.

As fontes de inteligência também confirmaram ao jornal que Marisabel Rodríguez e Rosinés, respectivamente ex-mulher e filha de Chávez, saíram da Venezuela misteriosamente com destino a Cuba em um avião da Força Aérea venezuelana.

Reaparição

Hugo Chávez, que não é visto em público há duas semanas, encerrou o silêncio incomum com várias mensagens postadas no Twitter também nesta sexta-feira, mas não disse nada sobre sua saúde após ter passado pela cirurgia em Cuba.

Fonte: http://www.atribuna.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mãe acusada de matar bebê em micro-ondas pode pegar pena de morte


Ka Yang, 29 anos, é acusada formalmente pela morte de sua filha de seis semanas, colocada no forno de micro-ondas

A polícia de Sacramento, na Califórnia (EUA), acusou formalmente nesta quinta-feira uma mulher pela morte de sua filha de apenas seis semanas, colocada no forno de micro-ondas. Se condenada, Ka Yang, 29 anos, pode pegar pena de morte, de acordo com a agência AP.

Mirabelle Thao-Lo foi encontrada morta na casa da família em março. De acordo com as autoridades, ela morreu em função das graves queimaduras que sofreu ao ser colocada no micro-ondas. Inicialmente, a mãe afirmou que tinha adormecido com a menina nos braços e acordado com ela ferida, perto do aquecedor.

No entanto, ao ser interrogada, ela acabou admitindo que mentiu e que poderia ter "dupla personalidade". A causa da morte só foi determinada depois que a chupeta da criança foi encontrada dentro do eletrodoméstico e uma série de casos semelhantes foram analisados.

Yang, que tem outros três filhos sob os cuidados de familiares, foi acusada formalmente de homicídio após ter sido presa na última terça-feira e ainda não tem um advogado de defesa, segundo a AP

Fonte: http://noticias.terra.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fé cega, faca amolada



Jean Wyllys*

O episódio envolvendo o projeto Escola Sem Homofobia do MEC e a marcha cristã contra o PLC 122 (que revê punições para quem viola a dignidade e os direitos de minorias vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiências e LGBTs) me suscitaram uma questão que está ligada ao crescimento do fundamentalismo religioso e aos esforços deste para converter seus dogmas em leis para todos. A questão nos leva a crer que o Estado laico e de direito, as liberdades civis e o humanismo estão ameaçados pelo fundamentalismo cristão (católico e, sobretudo, evangélico neopentecostal).

Jean Wyllys: “O Estado é laico. É por ele que os congressistas devem lutar”.

Em primeiro lugar, quero ressaltar que não estou me referindo à totalidade dos crentes cristãos, mas apenas aos fundamentalistas. Conheço muitos crentes católicos e evangélicos que comungam do respeito (e até se sacrificam) pelas liberdades, pela justiça e pela humanidade. Eu mesmo fui educado no cristianismo católico e herdei, do catecismo e das comunidades eclesiais de base, o humanismo e o amor pelo outro que hoje defendo, embora não seja mais católico. Há muitos outros crentes que defendem o mesmo. Mas não é o caso dos fundamentalistas.

Cristãos fundamentalistas são aqueles que crêem na Bíblia sem interpretá-la. Acreditam nos fundamentos de sua religião como verdades absolutas e inquestionáveis – e a Bíblia, como um texto literário escrito em contexto histórico e social bastante diferente do nosso, na maioria de suas passagens não deve ser tomada ao pé da letra. O fundamentalismo religioso tem, então, total identidade com o fanatismo e com o obscurantismo.

As idéias de cristãos fundamentalistas acerca da homossexualidade – de que esta é uma doença ou um “pecado mortal” e que os homossexuais vivem em pecado e que, portanto, “não herdarão o reino dos céus” – são obscurantistas e fanáticas e abrem mão da razão. Esses “cristãos” – muitos deles ocupando espaços na tevê, nas Assembléias Legislativas, Câmaras de Vereadores e no Congresso Nacional – querem que mulheres e homens vivam segundo leis e valores descritos em um livro (a Bíblia) escrito há dezenas de séculos antes de nós. Querem que joguemos fora todas as descobertas científicas e argumentos filosóficos acumulados nos últimos dois mil anos de discurso humano para vivermos conforme vivem os personagens da Bíblia. Não! Mulheres e homens precisam desenvolver suas virtudes e possibilidades humanas, precisam ser humanistas e lutar pelas liberdades civis.

Não se calar diante da tagarelice desses parlamentares e de outros fundamentalistas é, portanto, lutar pela respeito mútuo entre os diferentes, pela solidariedade entre os seres humanos, pela liberdade de crença e de descrença (sim, ateus e agnósticos têm o direito de não crer e nem por isso devem ser considerados pessoas sem ética) e pela laicidade. Em seu Artigo 19, a Constituição afirma que o estado brasileiro é laico e que, como tal, não deve nem pode estabelecer preferências entre as religiões. O texto constitucional dá à pessoa humana o direito de acreditar ou não em um ser divino, mas, afirma que o estado não tem sentimento religioso.

A história nos mostra que o fundamentalismo em qualquer religião só leva as pessoas ao autoritarismo, à escravidão e à violência. Fundamentalistas não têm compromisso com a ética que assegura a vida nem com o bem-estar de todos. Essa gente quer estabelecer a paz dos cemitérios. Como diz a letra da canção, “fé cega, faca amolada”.


Jean Wyllys* É Jornalista e linguista, é deputado federal pelo PSOL-RJ e integrante da frente parlamentar em defesa dos direitos LGBT.

Fonte:http://www.cartacapital.com.br

ProUni abre inscrições para bolsas; há 648 vagas na região da Baixada Santista







Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). As matriculas seguem até a próxima sexta-feira . Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará 92.107 bolsas em todo o Brasil. Na Baixada Santista serão 655 vagas em diversos cursos de oito municípios da região. Dessas, 101 fazem parte do sistema de Ensino a Distância (EAD).

O processo de seleção será desenvolvido por apenas uma etapa com três chamadas sucessivas. Os resultados dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na internet nos dias: 27 de junho(1ª chamada), 12 de julho( 2ª chamada) e 25 de julho (3ª chamada).

Para concorrer às bolsas, os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e ter alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e sua tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias). Além de ter nota superior a zero na redação.

Das vagas destinadas à Baixada Santista, 77,86% estão espalhadas entre diversos cursos das universidades de Santos. A Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC) é a unidade com a maior parte delas. São 301 bolsas divididas entre cursos de Administração, Design, Direito, Engenharias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, entre outros.

O Guarujá é o segundo Município com mais oportunidades. A Cidade tem 45 vagas abertas em três instituições: Faculdade do Guarujá, Faculdade de Tecnologia Internacional e a Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico.

As demais 60 bolsas oferecidas pelo MEC à região estão disponíveis nas cidades de Itanhaém (24), Praia Grande (21), São Vicente (7), Bertioga (6) e Mongaguá (2).

Para maiores informações sobre o ProUni, o interessado deve acessar o site do programa www.siteprouni.mec.gov.br ou entrar em contato com a Secretaria da sua Instituição de Ensino.

Fonte:http://www.atribuna.com.br

Maradona diz que Neymar e Pelé são "mal educados"


Maradona voltou a disparar contra craques brasileiros, dessa vez, nem Neymar escapou

Diego Maradona voltou a atacar Pelé e, dessa vez, mirou em um novo alvo, a revelação da Seleção Brasileira, Neymar. O ex-treinador da seleção argentina foi questionado pela imprensa espanhola sobre uma frase de Neymar, que disse poder superar Messi como melhor jogador do mundo atuando pelo Santos.

Ao saber da frase do jogador, Maradona respondeu: "esse garoto é um mal educado, não tem respeito, assim como Pelé. Messi é um jogador excepcional e duvido que alguém possa superá-lo."

O craque santista disse a frase polêmica após ser questionado se acreditava que para se tornar o melhor jogador do mundo seria necessário ir para o futebol europeu. Neymar respondeu que Pelé foi o melhor do mundo jogando no Santos e, por isso, acreditava que ele também poderia alcançar esse feito jogando no clube brasileiro. Por fim, afirmou: "posso superar o Messi jogando no Santos.
Fonte:http://esportes.terra.com.br